Imagem capa - Leitura, um prazer em todas as idades! por Tina Fon

Leitura, um prazer em todas as idades!


Após aceitar o convite, do SESC, para fazer fotografias com a temática “livros”, reflexões do tipo - Como esta o nosso estimulo para ler um bom livro? Quem nos transmite o amor pelos livros e pela leitura? Estimulamos as pessoas a nossa volta com o hábito da leitura? – vieram a minha mente. Busquei pessoas envolvidas pelo gosto da leitura (nosso tempo era curto), mas, cada experiência vivida, cada ensaio, foi um aprendizado incrível e único.

Nesta quarta-feira (23) começou a Feira do Livro de Torres e lá estão expostas algumas destas fotos, agradeço ao patrono Rodrigo Munari e a anfitrião prof. Antonio S. Pereira e a todos pela disponibilidade e carinho em participar dos ensaios (como modelos ou facilitadores) - Luísa, Benício, Vitor, Juliana, Tâmara, Agnes, Márcia, Vanessa, Hiago, Josué, Angela, Rafaela, Sofia, Jorge e Theo Herrmann, , Helenita, o Eduardo (da biblioteca municipal), Contra Mestra Cris Gomes e Jaqueline Vaz que a nossa paixão pelos livros só cresça.Grata!



A baixo algumas fotos desta experiência incrível e um artigo escrito pela psicóloga Jaqueline Vaz.


Leitura, um prazer em   todas as idades!

            O prazer pela leitura amplia a mente e integra conhecimentos, desbrava horizontes, enriquece o vocabulário e oportuniza novas ideias. Uma boa leitura, nos aprimora cognitivamente e permite globalizar nossa consciência.

O estímulo pela leitura deve ocorrer na primeira infância, esse mundo misterioso e estimulante que só uma bela leitura pode oferecer, deve ser apresentado antes mesmo do primeiro balbuciar, pois, ao despertar na criança o prazer pela leitura, mostramos a ela um mundo mágico a ser explorado.

Em tempos de interatividade via telefone celular e internet, fazer com que as crianças se interessem pela leitura não é tarefa fácil, mas certamente é fundamental para formar leitores conscientes e cidadãos bem-informados.

   Com histórias atrativas, fotografia e recursos interativos, os livros são uma fonte dinâmica para se abordar assuntos delicados, passar informações assertivas, histórias e fantasia, assim, semearemos um mundo com mais empatia, amor e solidariedade.

    Se uma criança adquire o prazer pela leitura, logo será um jovem apaixonado por livros e crítico ao ler resenhas sem embasamento teórico ou de fonte duvidosa, gerando uma postura de confronto com a superficialidade e fake News, elementos tão comuns em nossas redes sociais.

    Quando o prazer pela leitura está instituído, percebe-se uma nova raça com melhor desempenho acadêmico, convicto de suas crenças, transbordando coragem e disposição para superar expectativas de futuro.

    A verdade é que, o prazer pela leitura, seja ela por livros, leitor digital, gibis, jornais ou revistas, não importa em qual ferramenta, somente o simples ato de ler é uma das oportunidades mais democráticas e acessíveis de desenvolvimento pessoal e profissional gerando vantagem competitiva no mundo dos negócios e na diversidade cotidiana.

 Ler, escrever, dissertar... o prazer que este mundo provoca vai além da concepção migratória estabelecida através das gerações. Ler impulsiona mudança de vida, previne depressão, ansiedade e doenças degenerativas como Alzheimer e demência.

 Uma sociedade que lê, é mais humana e próspera, o prazer pela leitura gera felicidade e satisfação sem sair do lugar.      Boa Leitura!