Minha experiência na maior escola de mosaico do mundo.

133
2min de leitura

Neste mês (setembro 2021) a Scuola Mosaicisti del Friuli – Arte musiva, completou 100 anos de história. Vendo as comemorações, nas redes sociais, me bateu aquela saudade enorme e comecei a rever as fotos que tirei quando, em 2016, participei de um intercâmbio maravilhoso convivendo e aprendendo, durante 15 dias, o básico do mosaicismo. Foi uma experiência incrível, conhecer toda a história e a energia da escola que tem arte por todos os seu cantos.

Ela localiza-se na Itália, cidade de Spilimbergo - as margens do rio Tagliamento, que é uma das cidades de arte mais bonitas do Friuli Venezia Giulia; Spilimbergo é conhecida em todo o mundo por seus mosaicos decorativos e por ser o lar da prestigiosa Escola de Mosaico do Friuli, uma instituição única no mundo fundada em 1922, herdeira das tradições romanas e bizantinas. 

Centro de formação mundialmente famoso, realizando importantes obras internacionais, valorizando a arte em mosaico através do estudo, da pesquisa, da experimentação, do uso de novas tecnologias e do encontro com importantes artistas contemporâneos, através do ensino. Recebe alunos do mundo inteiro e a formação completa leva em média 5 anos.

Um exemplo de grandes obras que saiu da cidade de Spilimbergo, foi a produção da “Cúpula da Trindade - da maior igreja católica da América do Norte - 24 toneladas de vidro veneziano que embelezam a cúpula da basílica do santuário nacional da Imaculada Conceição, em Washington, EUA. - este é meu exemplo favorito, porque tive o privilégio de conhecer a criação e produção de cada parte da cúpula. Farei um outro post falando sobre a “Cúpula da Trindade se não é muita foto em uma publicação só hehehe.

Abaixo algumas fotos da minha experiência por lá.

Fiquem bem!

Bjs da Tina


Minha experiência na maior escola de mosaico do mundo.

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

100 anos da scuola di mosaicisti del Friuli Brasil escola de mosaico Itália scuola di mosaicisti Spilimbergo Vivência

Quem viu também curtiu

Eu vi a confecção desta obra prima!!!!!

Quer presentear alguém especial com um presente especial?

As praias de Torres - RS - Brasil

Logo do Whatsapp