Leitura, um prazer em todas as idades!

514
3min de leitura

Após aceitar o convite, do SESC, para fazer fotografias com a temática “livros”, vieram a minhamente reflexões do tipo: 

* Como esta o nosso estímulo para ler um bom livro? 

* Quem nos transmite o amor pelos livros e pela leitura?

* Estimulamos as pessoas a nossa volta com o hábito da leitura? 

 Busquei pessoas envolvidas pelo gosto da leitura (o prazo era curto), cada  pessoa fotografada foi uma  experiência ímpar e um aprendizado incrível e único.

Nesta quarta-feira (23/ 10/2019) começou a Feira do Livro de Torres e lá estão expostas algumas destas fotos, agradeço ao patrono Rodrigo Munari e a anfitrião prof. Antonio S. Pereira e a todos pela disponibilidade e carinho em participar dos ensaios (como modelos ou facilitadores) - Luísa, Benício, Vitor, Juliana, Tâmara, Agnes, Márcia, Vanessa, Hiago, Josué, Angela, Rafaela, Sofia, Jorge e Theo Herrmann, , Helenita, o Eduardo (da biblioteca municipal), Contra Mestra Cris Gomes e Jaqueline Vaz  e que a nossa paixão pelos livros só cresça. Grata a todos!

A baixo algumas fotos desta experiência incrível e um artigo escrito pela psicóloga Jaqueline Vaz.

Leitura, um prazer em   todas as idades!

            O prazer pela leitura amplia a mente, integra conhecimentos, desbrava horizontes

, enriquece o vocabulário e oportuniza novas ideias. 

Uma boa leitura, nos aprimora cognitivamente e permite globalizar nossa consciência.

O estímulo pela leitura deve ocorrer na primeira infância, esse mundo misterioso e estimulante que só uma bela leitura pode oferecer, deve ser apresentado antes mesmo do primeiro balbuciar, pois, ao despertar na criança o prazer pela leitura, mostramos a ela um mundo mágico a ser explorado.

Em tempos de interatividade via telefone celular e internet, fazer com que as crianças se interessem pela leitura não é tarefa fácil, mas certamente é fundamental para formar leitores conscientes e cidadãos bem-informados.

   Com histórias atrativas, fotografia e recursos interativos, os livros são uma fonte dinâmica para se abordar assuntos delicados, passar informações assertivas, histórias e fantasias, assim, semearemos um mundo com mais empatia, amor e solidariedade.

    Se uma criança adquire o prazer pela leitura, logo será um jovem apaixonado por livros e crítico ao ler resenhas sem embasamento teórico ou de fonte duvidosa, gerando uma postura de confronto com a superficialidade e fake news, elementos tão comuns em nossas redes sociais.

    Quando o prazer pela leitura está instituído, percebe-se uma nova raça com melhor desempenho acadêmico, convicto de suas crenças, transbordando coragem e disposição para superar expectativas de futuro.

    A verdade é que, o prazer pela leitura, seja ela em livros, gibis, jornais ou revistas, não importa em qual formato, físico ou digital, faz com que o simples ato de ler seja uma das oportunidades mais democráticas e acessíveis de desenvolvimento pessoal e profissional, gerando vantagem competitiva no mundo dos negócios e na diversidade cotidiana.

 Ler, escrever, dissertar... o prazer que este mundo provoca vai além da concepção migratória estabelecida através das gerações. Ler impulsiona mudança de vida, previne depressão, ansiedade e doenças degenerativas como Alzheimer e demência.

 Uma sociedade que lê, é mais humana e próspera, o prazer pela leitura gera felicidade e satisfação sem sair do lugar.    

Boa Leitura!

Leitura, um prazer em todas as idades!

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

Exposição fotográfica Feira do Livro Torres fotografia leitura Ler faz bem livros Sesc Torres Tina Fon Fotografia

Quem viu também curtiu

Quer presentear alguém especial com um presente especial?

As praias de Torres - RS - Brasil

A hora dos presentes

Logo do Whatsapp